O pênis possui três funções básicas: reprodução, sexual e social. A função reprodutiva e sexual são óbvias e sempre foram totalmente aceitas. A função social do pênis passou por muito preconceito, mas atualmente ganhou espaço nas mídias, nos consultórios e nas sociedades médicas. A estética genital está intimamente ligada à função social do pênis. Estar insatisfeito com a forma e tamanho do pênis causa insegurança e impacta em múltiplos aspectos da vida, como relacionamentos amorosos, prática de esportes e até o desenvolvimento pessoal e profissional. Em relação à estética genital:
Qual a maior queixa no consultório?
É o pênis pequeno, principalmente quando flácido. É também a vergonha de ficar sem roupa perto de outros homens, de usar sunga na praia ou piscina.
Existe uma forma de resolver o problema?
Sim! Hoje podemos aplicar ácido hialurônico, que aumenta a grossura do pênis e melhora o comprimento quando flácido. O procedimento é simples, rápido e seguro. Este procedimento, além de estético, é funcional, pois com o engrossamento é possível melhorar a experiência sexual do casal.
Como é o procedimento de engrossamento do pênis?
Com total discrição e confidencialidade, pode ser realizado com anestesia local ou sedação. Fazemos uma pequena incisão na pele por onde injetamos o ácido hialurônico. Normalmente se injeta de 10 a 20 ml na primeira sessão. O aumento dependerá do tamanho do pênis, mas vai normalmente de 1 a 4 cm de grossura. O paciente deve ficar sem relações sexuais até a cicatrização e estabilização do produto. Acompanhamos o paciente semanalmente e após 30 dias reavaliamos se necessitará de algum retoque. O procedimento é praticamente indolor.
Quanto tempo dura o efeito do ácido hialurônico?
Depende de cada organismo, mas em média de 1 a 2 anos. Sugerimos, a cada 12 meses, reavaliação e complementação, caso necessário.
Existem diferentes ácidos hialurônicos?
Sim, existem diversas marcas. O valor é maior quanto maior a duração do produto. O produto que dura aproximadamente 2 anos é atualmente o mais seguro e de melhor custo benefício.
Existe algum risco?
Sim, como qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos. Os principais são: resultado de estético ruim, reações alérgicas, infecção, hematomas e embolia. Para minimizar os riscos procure sempre um médico urologista qualificado! Uma boa formação é essencial.
Se não gostar, é possível retirar o produto?
Caso deseje retirar o ácido hialurônico, podemos usar uma enzima que dissolve o produto e o corpo reabsorve.
Qualquer pessoa pode fazer?
Sim, não existe um tamanho mínimo nem máximo. Se o paciente está insatisfeito com o pênis, ele merece ser avaliado. Cabe ao profissional ético e responsável indicar a melhor abordagem individualmente.
Dr. Raphael Pioli
CRM-SP 135.159
- Médico especializado em Cirurgia Geral e Urologia
- Graduado em Medicina pela UNICAMP
- Residência em Cirurgia Geral pela UNICAMP (RQE 35.885)
- Residência em Urologia pela UNICAMP (RQE 60.761)
- Mestre em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU)
- Membro da Ordem dos Médicos Portuguesa - CRM Português - 59.170
- Certificado internacional em cirurgia robótica
- Certificado no Curso de Engrossamento Peniano com Ácido Hialurônico - Técnica BrazilianUroCover
- Pioneiro a falar sobre estética genital masculina no Congresso Paulista de Urologia (2022)